VISITAS

domingo, 25 de setembro de 2011

Terapia Manual e Postural


Informações: NIAP

NEESF



Informações: NIAP

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Maguilla com Alzheimer


O ex-boxeador Adílson Maguila Rodrigues, que, segundo sua mulher, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer há dois anos, vem enfrentando problemas de memória gerados pela doença. Apesar disso, ele reluta em tomar os medicamentos inibidores dos sintomas. O Mal de Alzheimer é uma síndrome degenerativa do Sistema Nervoso Central que leva a perda de memória e de outras funções cerebrais. Não existe cura, mas o tratamento medicamentoso leva a um retardo na evolução do quadro e ganho de qualidade de vida.
"Há mais ou menos dois anos, o médico da família identificou a doença. Nós já desconfiávamos, pois ele vinha esquecendo onde colocava a chave, o celular", conta Irani, mulher do ex-boxeador há 26 anos. Segundo ela, Maguila tem dificuldades para recordar ou reconhecer alguns amigos, mas isso não acontece com familiares. "Ele está bem, vive normalmente. Essa doença é mais difícil para quem está próximo do que para a pessoa", diz.

Em entrevista publicada nesta terça ao jornalDiário de S. Paulo, porém, o ex-boxeador contradisse a mulher. "Fiz exames no Hospital das Clínicas e o médico disse que eu tenho Alzheimer e diabetes. Mas eu acho que é mentira porque isso causa esquecimento e eu não esqueço de nada", disse Maguila, atualmente com 53 anos.

Segundo ele, não há rebeldia na resistência ao medicamento. "O médico me passou remédio, mas eu disse para rasgar tudo. Já estou com 53 anos e não sinto nada. Não desafio nada, mas, se sentir algo, vou me cuidar. Você vai tocando o barco até quando Deus quiser", resumiu o atleta, na entrevista ao periódico. Na visão de Irani, "ele não gosta de tomar remédio, só toma quando quer".

Para o médico neurocirurgião Luis Pascuzzi, a profissão de pugilista pode ter colaborado para o surgimento precoce da doença. "Dificilmente o Mal de Alzheimer surge antes dos 58, 60 anos. Os constantes impactos que ele recebia na região do crânio podem ter gerado microlesões cerebrais que contribuem para o surgimento dos sintomas", explica. Ainda de acordo com o especialista, ainda não existe um diagnóstico preciso da patologia. "O médico faz uma série de exames e, na existência de todos os sintomas e nenhuma outra doença, diagnostica o Alzheimer por exclusão", diz. Isso levaria, segundo Pascuzzi, a um certo exagero no diagnóstico da doença. "Muitos médicos diagnosticam a síndrome em confusão a outros males cerebrais", finaliza.

A medicina contemporânea julga que fatores genéticos são os principais causadores da doença. A mãe e uma tia de Maguila tiveram Alzheimer.


FONTE: UOL

O ex-pugilista em 1989: impactos na cabeça podem ter influenciado no quadro

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MORDE E ASSOPRA (Continua)

Como veiculamos ontem no blog, a novela MORDE E ASSOPRA veiculou de maneira equivocada a fisioterapia. Mantivemos contato com o autor da novela e ele respondeu com os seguintes posts:


@WalcyrCarrasco: Minha experiencia: tive um horrivel problema na perna e passei por
vários fisios. Mas quem me curou foi um acupunturista chines.


@WalcyrCarrasco: Acupuntura não é especialização da fisioterapia. Que bobagem vc tá
dizendo! @nanimoreiraa


@WalcyrCarrasco: A fisioterapia é soprar balões durante uma semana. Vou sair do Twitter
para soprar!


@WalcyrCarrasco: Gente, eu fico feliz por constatar que vcs vêem a novela. Ok, ok, vou
corrigir mais adiante. Mas lembrem, a novela tem um mes já gravado.


@WalcyrCarrasco: Nossa, gente, que patrulha! Ok, posso não ter sido exato, mas o mundo
não vai cair por causa disso


@WalcyrCarrasco ao @SFisioterpaeuta: Ainda não foi citada a palavra massagem. A história caminha! È uma novela, não um filme que começa e termina.@SFisioterapeuta


@WalcyrCarrasco : Eu faço fisioterapia. E respeito os profissionais. A idéia que talvez não 
tenha sido bem explicada é q ele fez um curso técnico em massagem.




Ontem o mesmo havia dito que esclareceria os fatos mais adiante, porém hoje saiu uma 


entrevista no UOL que ele se manifesta de outra forma:


Questionado se pretendia fazer alguma alteração na trama para acabar com o mal entendido, Carrasco declarou que não haverá alteração de trama porque nunca houve trama envolvendo essa situação. “Foi apenas uma cena sobre um menino que tem leucemia e é ajudado pelo enfermeiro dentro de suas possibilidades.”


Tirem suas próprias conclusões.


Vamos nos manifestar, ou esse evento tornar-se-á mais comum.


#ValorizaçãoProfissional


#FisioterapiaComFisioterapeuta


Atenciosamente


O autor Walcyr Carrasco, que despertou a fúria dos fisioterapeutas por conta de cena em novela das 19h