WiiReabilitação é o ramo da fisioterapia que utiliza o vídeo game Wii da Nintendo para reabilitação do paciente. O Wii detecta os movimentos do jogador e os transforma em comandos para o jogo. Já existem cursos voltados a esse novo ramo e já existem pesquisas em curso para tratamento de patologias neurológicas, reumatológicas e traumato-ortopédicas através desse método. Nos EUA um gurpo de estudantes adaptou o jogo para detecção da descarga de peso realizada por pacientes com uma infinaidades de déficits. Leia a matéria abaixo para maiores informações.

Um grupo de estudantes da Rice University desenvolveram um jogo usando o Wii Balance Board que ajuda crianças do Shiners Hospital, em Houston, Texas, no seu processo de recuperação física, na parte de fisioterapia das crianças. Engenheiros e cientistas da computação trabalharam juntos para desenvolver um dispositivo que alinha uma série de Wii Balance Boards entre os corrimãos ativos. Os pacientes caminham pelo dispositivo, e as Balance Boards fornecem informações sobre o quanto os pacientes estão se apoiando nos corrimões para caminhar, ou o quanto eles estão confiando na força de suas pernas e pés.
O jogo se chama Equilibrium, e foi desenvolvido para induzir as crianças a utilizarem o dispositivo, com um caminhar mais firme, utilizando cada vez menos os corrimãos. A proposta é bem legal: o game mostra monstros que se aproximam na tela, onde o jogador precisa andar e se inclinar em certos pontos da Wii Balance Board. Apesar de ser um game “fisioterápico”, ele também é dividido em níveis, com dificuldades que vão aumentando conforme a evolução do jogador/paciente.
O paciente pode acumular pontos se derrotar os inimigos na tela, mas também perde pontos caso ele utilize muito os corrimãos. O jogo também tem como objetivo oferecer uma melhor postura ao paciente, uma vez que seus movimentos são analisados para que ele faça o melhor possível para se livrar dos inimigos na tela. Realmente, é uma daquelas soluções que provam que o Nintendo Wii não é apenas um videogame de criança, e que seu potencial é imenso.
FONTE: O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário