VISITAS

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Células-Tronco

Abaixo segue o procedimento para o tratamento com células-tronco de uma lesão medular.



Um paraplégico de 47 anos voltou a ter sensibilidade nas pernas e nos pés e a movimentar os membros inferiores após ser submetido a tratamento experimental à base de células-tronco, na Bahia.

Desenvolvido por cientistas do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, e da Fiocruz, o tratamento consiste na retirada de células-tronco adultas do osso da bacia e no reimplante no local da lesão.

O primeiro paciente, um policial militar de Salvador cuja identidade foi preservada, ficou paraplégico há nove anos, após uma queda que traumatizou a coluna na região lombar.

Seis semanas após a implantação de células-tronco adultas no local da lesão, o paciente já voltou a sentir as pernas e os pés.

Ele iniciou fisioterapia para fortalecer os músculos que ficaram muito atrofiados após o longo período de inatividade.

A bióloga Milena Soares, que participa do projeto, é cautelosa ao prever se o paciente voltará a andar um dia.

Segundo ela, isso vai depender, sobretudo, da fisioterapia. "Ele já consegue fazer alguns movimentos com a perna, e os resultados já mostram avanços muito significativos para a qualidade de vida do paciente", diz.

Os pesquisadores afirmam que houve um aumento do controle da bexiga e do esfíncter. Com isso, o paciente ficará livre de cateterismos diários feitos para retirar urina.

"Houve uma resposta muito boa no pós-operatório. Quatro dias depois [da cirurgia], o paciente já demonstrou melhora", diz Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião que integra o grupo.

Nessa fase experimental, que visa atestar a segurança do procedimento, a técnica será aplicada em 20 voluntários. Dois deles receberam as células anteontem e ontem. O próximo fará o procedimento na semana que vem.

Segundo Mendonça, características do pós-operatório verificadas no primeiro paciente, como ausência de dores neuropáticas (característica de lesões neurológicas), se repetiram nos outros dois pacientes.

FONTE: O Globo

Atenciosamente

5 comentários:

  1. oi sou paraplégico a quase 2 anos e estou muito animado com os resultados das Experiencia com celulas tronco so em recupera o controle da bexiga ja è uma grande vitória vou fica torcendo pelas experencias espero um dia poder desfrutar um dia...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Karina! No ritmo em que estamos, em um futuro próximo poderemos desfrutar desses benefícios. Estou torcendo por você. Beijos e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha namorada é paraplégica a 3 anos e teve uma lesão completa na L1 e ja obteve resultados gratificantes como controle da bexiga com as fisioterapias diárias, ao ver a notícia do senhor de 47 anos obter sucesso na aplicação de células tronco ficamos muito felizes e esperançosos, gostaríamos de obter mais informações de como ela faz para ser voluntária ou outro meio no qual tem muito interesse em aplicar as células tronco, e quais resultados poderia obter pra ela? desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sandro, esse método de tratamento ainda está em fase de estudos pois apresenta inúmeros benefícios porém os riscos ainda não foram totalmente esclarecidos, mas os resultados parciais já são bastante grandiosos. A continuidade da fisioterapia é essencial para que os resultados continuem a aparecer e melhorar a qualidade de vida de sua namorada. Postaremos mais informações aqui no blog acerca do assunto. Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito esperançosa com essa notícia meu irmão sofreu um acidente recente em maio de 2011, caiu de moto e um caminhão passou por cima, ainda não teve condições de fazer a cirurgia de correção da coluna devido a seu estado clínico critico,tecve hemorragia nos pulmões, quase morreu pois a o caminhoneiro não prestou socorro e o resgate demorou a chegar cerca de 50 min, mas enfim o pior já passou, já recuperou os pulmões mas está paraplégico, teve lesão na medula e quebrou 07 T, adquiriu a doença Steve Johnson na UTI devido as fortes medicações, mas já se recupera tbém....graças a Deus, será que se ele fizesse esse transplante não teria grandes chances de recuperação haja visto ser recente o trauma? Poderia me ajudar? Se existir uma chance me contate por e-mail ou me ajude com informações - meu e-mail: aleflorian@mmsantos.com.br, meu nome é Alessandra. Muitooo obrigada!!!

    ResponderExcluir