VISITAS

domingo, 28 de agosto de 2011

Acidente Vascular Encefálico (AVE)

No domingo (28/08/2011) o treinador do Vasco, Ricardo Gomes sofreu um AVE no campo, o que traz à luz das discussões atuais essa patologia tão incapacitante e tão presente nos consultórios de fisioterapia.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), ou antigamente denominado AVC (Acidente Vascular Cerebral), é uma afecção neurológica caracterizada pela morte neuronal causada por algum evento vascular. Pode ser de origem isquêmica ou hemorrágica, como ilustra a figura abaixo:


Ambos os tipos levam a déficits motores e/ou sensitivos no hemicorpo oposto ao hemisfério atingido. Se a lesão for no hemisfério esquerdo, pode ocorrer ainda o comprometimento da comunicação.

Corresponde à 2ª causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças. cardíacas.

Abaixo segue a reportagem do Globo que trata da cirugia:

Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral) foi estancada e a circulação, restabelecida. Ele será submetido a uma tomografia e encaminhado à UTI. O médico José Antônio Guasti realizou o procedimento no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele não deu entrevistas. Quem falou sobre o caso foi Clóvis Munhoz, médico do Vasco que acompanha todo o caso. Segundo ele, o caso é grave e ainda há risco de morte, apesar de a cirurgia ter sido alentadora. Ricardo está em coma induzido.

Saber reconhecer um AVE em evolução é de suma importância, no intuito de evitar sequelas futuras que incapacitem o indivíduo. Mais importante ainda é manter hábitos de vida saudáveis visando evitar situações como essa.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário